Teletrabalho: “Tomamos um café?”

Já pensou na importância dos momentos de pausa no seu bem-estar e produtividade?

Pode parecer contra-intuitivo, mas a verdade é que parar pode ajudar-nos a ser mais produtivos. Por mais que goste da sua profissão, é natural que aprecie e que precise desses momentos de pausa. E que, num dia em teletrabalho, tenha dificuldade em aproveitá-los da mesma forma que conseguia quando estava no escritório.

Mas só depende de si. É normal pensar: “se no escritório usava a pausa de dez minutos para tomar um café e dar dois dedos de conversa com os colegas, em teletrabalho posso torná-la mais produtiva e adiantar uns 20 ou 30 minutos de trabalho até ao fim do dia”.

Com a flexibilidade de horário e o teletrabalho, muitas pessoas se focam numa pergunta: como ganhar tempo?

E se o objetivo for esse, para desligar do trabalho por uns minutos, pode aproveitar a pausa da manhã para colocar a máquina da roupa a lavar ou adiantar o almoço. Ainda conseguirá tomar um café e comer um snack, antes de regressar à secretária para mais uma jornada de concentração. Quem diz a pausa da manhã, diz a hora de almoço ou a pausa do lanche. As horas de pausa também podem ser produtivas sem ser ligado ao computador.

Mas será que isso lhe vai mesmo permitir ganhar tempo?

É que, terminadas as tarefas profissionais, poderá sentir-se mais cansado do que seria normal porque, na verdade, há nove ou dez horas que não faz qualquer pausa. É verdade que algumas tarefas da casa estão adiantadas e tem uns minutos de sobra ao final do dia para fazer o que lhe apetecer. Mas… vai apetecer-lhe, realmente, fazer alguma coisa? Ou sente que não tem energia para tirar partido do tempo que poupou?

Quem está em teletrabalho está familiarizado com essa tentativa de encaixar tarefas domésticas nas pausas que, naturalmente, deixam de ser pausas. A nossa dica é que não ceda à tentação, que reconheça o valor e a importância das pausas e que as aproveite para fazer algo que lhe dê prazer e o faça desligar por uns minutos.

Iniciativas simples, como levantar-se, esticar as pernas, apanhar um pouco de sol ou ar fresco à janela, beber um café ou comer uma peça de fruta são essenciais ao seu bem-estar, à sua motivação e também à criatividade e produtividade.

Não faltarão outras estratégias para transformar as pausas em pausas, para relaxar e recarregar baterias.

Deixamos-lhe uma pequena lista:

– um breve passeio ao ar livre;

– uma curta sessão de meditação;

– alguns exercícios físicos de baixa intensidade;

– ler algumas páginas de um livro;

– olhar pela janela e ver a rua;

– dançar ao som da sua música preferida…

E, porque socializar também é importante, nada impede que faça algumas dessas atividades acompanhado, mesmo à distância. O telemóvel não serve só para trabalhar, pode aproveitar e matar saudades dos seus colegas preferidos. Talvez na próxima vez sejam eles a desafiá-lo para uma pausa à distância.

Comparar Produtos

Staples Corporate