Como trabalhar enquanto viaja?

O verão está à porta. E depois de já termos provado que o trabalho remoto é possível surge uma questão pertinente: será possível trabalhar enquanto viajamos? Na verdade, se o trabalho é remoto, não significa isso que podemos trabalhar de onde quisermos?

No geral, a resposta parece ser “sim”. Mas há pequenas nuances que deverá ter em conta caso tenha em mente um verão híbrido, com uns mergulhos a intercalarem as tarefas do dia-a-dia.

1 - Leve apenas o essencial.

 

Comecemos pelo início: a organização das malas. Temos de ter em conta que quando trabalhamos remotamente temos tudo o que precisamos à mão, mas quando viajamos não podemos levar a casa toda connosco.

Por isso, o primeiro passo é selecionar apenas o essencial.

Este conselho é especialmente importante se a viagem tiver várias paragens que obriguem a arrumar e desarrumar malas várias vezes. É que a última coisa que vai querer é perder tempo em “mudanças” enquanto viaja.

E, já agora, não se esqueça de que esta não será uma viagem normal. Afinal de contas, vai trabalhar enquanto viaja, e também tem de levar material de escritório, que lhe permita ter alguma mobilidade. Por isso deve arranjar algum espaço para levar o seu computador e os restantes materiais cruciais para a realização do seu trabalho.

2 - Material de escritório + Mobilidade = Verão ideal.

 

O segredo para encontrar o material de escritório mais móvel está em pensar leve e em movimento. Escolha material de escritório que seja fácil de transportar, e em material com autonomia que lhe permita trabalhar numa viagem de carro, de comboio, ou de avião.

Nós damos algumas sugestões:

  • Escolha um computador portátil para todo o tipo de utilizações. Opte por um portátil leve e flexível que lhe permita transportá-lo com facilidade e trabalhar em qualquer superfície.

 

  • Escolha um Smartphone onde lhe seja agradável trabalhar. Tenha em conta as dimensões do ecrã e escolha um telemóvel que lhe permita escrever emails e mensagens com naturalidade. E, se o seu trabalho depender disso, não se esqueça de optar por um telemóvel com uma boa câmara, que também pode aproveitar para tirar as fotos da viagem!

 

  • Escolha uns Auriculares sem fios. Com headphones wireless pode desfrutar, finalmente, do quão prático é não ter que batalhar contra os seus fios, sempre que os tira da mochila. Para além de que lhe dão imensa liberdade de movimento, podendo utilizá-los a vários metros de distância do dispositivo a que estão conectados.

 

  • Escolha uma Powerbank, com um carregamento rápido e eficaz. Aposte numa bateria portátil que seja facilmente transportável e que consiga carregar os seus dispositivos com rapidez. Opte por uma powerbank que seja verdadeiramente útil e que quando estiver completamente carregada sirva para vários carregamentos do seu telemóvel.

 

3 - Defina o seu espaço de trabalho.

 

Assim que estiver de malas feitas, tem de decidir onde vai trabalhar em cada paragem. Sim, porque este nunca foi um problema no trabalho remoto caseiro, não é verdade?

Tem algumas opções pelas quais pode enveredar. Mas todas estão dependentes de um fator essencial: o wi-fi. Se quer trabalhar enquanto viaja, então tem de garantir uma boa conexão à internet, algo que pode fazer de diversas formas.

A primeira, e talvez a forma mais direta, é escolhendo alojamentos com wi-fi incluído. Aqui o problema fica resolvido na sua raiz, e tem sempre a certeza de que, para onde quer que vá, a internet nunca lhe vai faltar. Para além de ter o conforto de trabalhar a partir de casa (ainda que não seja a sua), também deverá ter os equipamentos necessários que lhe permitam um trabalho eficiente e produtivo.

A segunda é mais útil para viagens longas e talvez até se justifique do ponto de vista estratégico para a sua empresa: um local de coworking. Os locais de coworking são excelentes para os nómadas digitais que procuram um local semelhante ao ambiente de escritório e que se sentem mais produtivos ao pé de outras pessoas.

Por fim, também há a opção de trabalhar a partir de um café ou de um restaurante. Claro que aqui pode encontrar algumas barreiras adicionais: ter uma internet instável ou uma falta de acesso a tomadas, ou outros problemas inesperados. Se escolher esta opção, como recurso, é sempre uma boa ideia levar uma extensão e um hotspot portátil para que nunca lhe falte nada.

4 - Fique perto de nós.

 

Se viajar “cá dentro”, tem sempre uma enorme vantagem: é que a Staples Corporate está cá para o ajudar no que for preciso. Se parte do seu trabalho envolve imprimir documentos e não lhe dá jeito levar uma impressora na mala, não se preocupe! Na Staples Corporate contamos com o serviço Copy&Print que lhe dá todo o apoio necessário nos seus trabalhos de impressão, para viajar em tranquilidade.

E, se por acaso tiver algum azar e um dos seus equipamentos se estragar, pode sempre tirar proveito do nosso serviço de reparação de equipamentos EasyTech, que o pode ajudar, indo até si para recolher o equipamento ou até mesmo remotamente. E não tem de se preocupar, porque até os materiais que não foram comprados na Staples nós reparamos com todo o gosto.

5 - Aproveite para conhecer mais.

 

Esta é a parte fácil, mas não se pode mesmo esquecer… Aproveite para conhecer os sítios por onde viaja! Afinal, foi por isso que decidiu embarcar nesta aventura, não foi?

Faça planos (ou não) e guarde algumas horas todos os dias para desfrutar ao máximo das suas viagens.

É claro que se não estiver de férias, isso impõe algumas limitações no seu dia a dia, mas tem tempo livre para fazer o que quiser. Se a empresa o permitir, comece a trabalhar mais cedo e aproveite a tarde de praia, faça planos mais aventureiros para o fim de semana, aproveite para almoçar fora e experimentar a comida tradicional, etc.

Acima de tudo, tire partido desta nova experiência e aproveite para fazer o que não faz normalmente. Saia da sua zona de conforto e aproveite para conhecer mais!

 

Comparar Produtos

Staples Corporate