Vamos entrar no espírito do Dia da Mãe? Um presente feito à mão pode ser a solução

A 1 de maio, celebra-se o Dia da Mãe. Esta é uma ocasião muito importante não só na vida das famílias, mas também no quotidiano de professores e turmas. As salas de aula enchem-se de cartolinas coloridas, corações e mensagens para prestar homenagem às heroínas do nosso dia a dia.

Ano após ano, pensar em novas ideias de presentes para oferecer às mães não constitui tarefa fácil. Partindo da necessidade de criatividade, surgem estas sugestões. Procura o presente ideal para as mães leitoras? Ou talvez um jarro reciclável para as grandes fãs de flores? Por aqui, há prendas para agradar a todos os gostos.

Dê asas à sua imaginação e encoraje os alunos a preparar esta data. Quem será o maior especialista dos trabalhos manuais? Está lançado o desafio.

 

  1. Nas asas da borboleta

Quando se pensa na mãe, a figura graciosa da borboleta vem à memória. No meio dos seus voos longínquos, esta prenda original pode servir para colocar material de escritório ou guloseimas deliciosas. Uma coisa é certa: é impossível não adorar!

Material necessário:

- Cartolina de várias cores

- Rolo de papel higiénico

- Tesoura

- Cola

- Caneta preta

- Lápis

- Tintas e pincéis

Construção: Com a ajuda de tintas e pincéis, pinte o rolo de papel higiénico da cor que preferir. Deixe secar. Em seguida, use o lápis para traçar asas, antenas e pequenos círculos nas cartolinas coloridas. Use os círculos para decorar a zona das asas, deixando espaço para colocar o rolo. Cole as asas e as antenas à parte de trás do rolo. Com a caneta preta, acrescente pormenores como olhos e boca. Já está pronta a levantar voo.

 

  1. Flores duradouras

Uma das prendas clássicas do Dia da Mãe são as flores. A única parte triste é que estas acabam por murchar. Pelo poder dos recortes, é possível construir um bonito ramo capaz de durar o ano inteiro.

Material necessário:

- Cartolina de várias cores

- Lápis

- Tesoura

- Cola

Construção: Na mesma cartolina, trace a forma de um papagaio de papel e um triângulo de dimensões semelhantes. Recorte e una as extremidades destas duas formas com cola. Em seguida, recorte círculos, pétalas de flores e pezinhos para as segurar, em cartolinas de cores diferentes. Dependendo do tamanho, pode construir três ou mais flores. Monte as flores ao colocar um dos círculos no centro das pétalas e o pezinho na parte detrás das pétalas. Por fim, basta colocá-las dentro do cartucho construído inicialmente.

 

  1. Milhões de corações

Um postal para expressar o quanto a nossa mãe significa para nós, calha sempre bem. Que tal enchê-lo de corações? Se mãe é quem dá amor incondicional, sem dúvida, merece todos os miminhos do mundo.

Material necessário:

- Cartolina de várias cores

- Tesoura

- Cola

- Caneta preta

Construção: Nas cartolinas coloridas, trace dois retângulos. Um deve ser ligeiramente menor que o outro. Em seguida, recorte-os. Coloque o retângulo mais pequeno em cima do maior e una-os com cola. Trace e recorte corações de cores diferentes. Disponha-os da forma que preferir no postal e cole-os. Depois de deixar repousar alguns minutos, acrescente pormenores nos corações com a ajuda da caneta preta. Até pode acrescentar alguma mensagem.

 

  1. Colar do amor

De facto, guardamos a mãe num lugar especial do nosso coração. Nem era má ideia transformar esse sentimento numa prenda. Neste dia especial, um colar é o presente perfeito para as mães levarem sempre os mais pequenos consigo.

Material necessário:

- Papel de feltro

- Cola líquida

- Tesoura

- Fio

- Missangas

- Lápis afiado

Construção: Recorte três corações de cores diferentes no papel de feltro. Estes devem ter tamanhos distintos para serem fáceis de sobrepor. Una-os com cola líquida. Faça um furo na parte superior dos corações com a ajuda de um lápis bem afiado. Corte um pedaço de fio e passe-o através do buraco. Pode ainda adicionar missangas pelas duas extremidades do fio. Em seguida, basta dar um nó.

 

  1. Jarra reciclada

Para dar um cheirinho agradável à casa, as flores calham sempre bem. E, onde há flores, há também uma bonita jarra. Uma jarra reciclada é uma oferta muito criativa. Tão bonita quanto amiga do ambiente!

Material necessário:

- Tintas e pincéis

- Cola de glitter

- Pacote de sumo ou iogurte

Construção: Pinte a embalagem da cor que preferir, com a ajuda das tintas e pincéis. Pode pintar o frasco de uma cor e a borda de outra diferente para ficar mais original. Em seguida, deixe secar. Decore a embalagem ao seu gosto, pintando corações, estrelas ou outras formas. Pode dar uns retoques finais com a cola de glitter.

 

  1. Ursinho amoroso

Há melhor forma de dar amor do que com um adorável ursinho? Junte os especialistas de origami e construa um adereço perfeito para colocar na secretária. O Dia da Mãe passa, assim, a ser todos os dias.

Material necessário:

- Cartolina de várias cores

- Cola

- Caneta preta

- Tesoura

Construção: Na cartolina castanha, recorte um retângulo estreito com duas meias-luas no fundo para fazer os pés do ursinho. Dobre o retângulo a pouco mais de meio e recorte as pontas superiores, de modo a ficarem redondas. Recorte os seguintes pormenores e cole-os no ursinho: círculos para fazer os olhos e a boca; meias-luas para fazer as orelhas; e ovais para complementar os pés. Adicione os detalhes finais com caneta preta.

Em seguida, recorte dois corações. Sobreponha-os, com a ajuda da cola, dobrando as pontas do segundo. Dobre o ursinho, de forma que a extremidade da cartolina chegue aos pés, fazendo com que este se aguente sozinho. Por fim, recorte duas ovais que pode adicionar de lado para parecer que o ursinho está a segurar o coração.

 

  1. Entre as páginas de um livro

Para marcar a página do livro favorito, um marcador é sempre prático. Se os mas novos têm mães devoradoras de livros lá em casa, este é, certamente, o presente ideal. Escolha a forma que mais gostar e deite mãos à obra.

Material necessário:

- Cartolina de várias cores

- Tesoura

- Cola

- Canetas de feltro

Construção: Escolha uma cartolina colorida e recorte um quadrado mais ou menos do tamanho da ponta de uma página de livro. Dobre duas pontas paralelas em direção ao centro do quadrado. Em seguida, dobre o quadrado ao meio. Dobre as pontas que ficaram de fora para baixo. Abra a bolsinha formada pelo quadrado e coloque estas duas pontas lá dentro.

A estrutura do marcador está concluída. Já só falta adicionar pormenores com canetas de feltro. Com a ajuda da tesoura e da cola, pode adicionar chapéus, folhas ou flores, de modo a criares as tuas personagens literárias.

 

Por: Estrelas & Ouriços

Comparar Produtos

Staples Corporate

Dia da mãe

Manualidades