Cultura corporativa: o que é e como fomentá-la?

A cultura corporativa é um elemento essencial para o sucesso de qualquer organização. Ela representa os valores, crenças, comportamentos e práticas adotadas pelos membros da equipa.

Uma cultura corporativa forte pode impulsionar a produtividade, enquanto uma cultura tóxica pode levar ao descontentamento e baixa performance. Neste artigo, exploramos o significado de cultura corporativa, refletimos sobre o que torna uma cultura saudável e sobre como a fomentar.

 

O que é cultura corporativa?

É um conjunto de comportamentos, valores e princípios que orientam as decisões dos colaboradores de uma empresa. Esta cultura deve refletir a identidade da organização, a sua história e objetivos. No fundo, é a “forma como as coisas são feitas” - um conjunto de elementos intangíveis que fazem com que as pessoas ajam de uma forma consistente com o espírito da organização em que estão inseridos.

Em teoria, a cultura deve estar assente nos 3 pilares clássicos de uma empresa: a missão, a visão e os valores. No entanto, a cultura corporativa é muito mais que o documento com valores e objetivos. Ela é construída ao longo do tempo através das interações entre os membros da organização e das experiências compartilhadas, sendo construída através da construção de relações - muito mais do que por decreto.

 

O que torna uma cultura corporativa saudável?

Uma cultura saudável promove um ambiente de trabalho positivo, onde os colaboradores se sentem valorizados e motivados. É caracterizada por valores e práticas que são benéficos tanto para os indivíduos quanto para a organização.

 

1. Comunicação aberta e transparente

Uma cultura saudável valoriza a comunicação aberta em todos os níveis hierárquicos. Os colaboradores sentem-se encorajados a partilhar ideias, opiniões e preocupações sem medo. As informações são compartilhadas de maneira. Caso este seja um aspeto em que necessite de trabalhar, este blogpost sobre comunicação pode ser uma ajuda.

 

2. Confiança e respeito mútuo

A confiança e respeito entre os colaboradores e entre eles e a organização, são a base para o sucesso de uma cultura corporativa saudável.

Neste caso, os líderes têm um papel fulcral para estabelecerem relações de confiança, dando autonomia e responsabilidade aos membros da equipa e tratando-os com respeito, independentemente do seu cargo, função ou hierarquia.

 

3. Colaboração e trabalho em equipa

Um dos pontos importantes em empresas vistas como tendo ambientes de trabalho saudáveis, é o encorajamento dos colaboradores para trabalhar em equipa.

Fomentar a partilha de conhecimentos e experiências entre pares e que eles colaborem para alcançar os objetivos da organização é importante. Neste caso, o envolvimento das pessoas para que a competição interna seja substituída por uma mentalidade de cooperação e apoio mútuo com um objetivo comum pode fazer toda a diferença no bem estar da equipa e nos resultados da organização.

 

4. Reconhecimento e valorização

Neste tipo de organização, os esforços e contribuições dos colaboradores são, não só valorizados, mas também elogiados. O reconhecimento pode ser expresso por meio de elogios, recompensas financeiras, promoções ou oportunidades de desenvolvimento.

Acima de tudo, o ambiente construído permite aos colaboradores sentirem-se apreciados, motivados e valorizados por alcançarem um desempenho excecional.

 

5. Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Por fim, o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal dos colaboradores é um tema cada vez mais importante na construção de uma cultura vista como saudável.

Esta preocupação leva ao incentivo da flexibilidade, oferecendo horários flexíveis, programas de bem-estar e suporte para lidar com questões pessoais. Isso contribui para o bem-estar geral dos colaboradores e aumenta a sua satisfação no trabalho.

 

Como fomentar a cultura corporativa?

Como vimos anteriormente, existem muitos aspetos envolvidos em criar uma cultura saudável. E para o fazer é preciso muito mais do que escrever um documento bonito sobre a cultura que se pretende para a sua organização. Mas que estratégias práticas podemos usar para realmente fomentar a cultura corporativa da sua empresa?

Obviamente que a cultura começa sempre pelos exemplos dados pela liderança. Os seus comportamentos são, naturalmente, vistos como exemplos a seguir e determinam o padrão que outros colaboradores vão seguir.

No entanto, este não é o único meio de construção de cultura. Criar atividades de team building, sessões de brainstorming, usar os espaços de convívio e lazer no escritório, criar ações que permitam mudar o dress code em certos dias, trazer animais para o escritório… Acima de tudo, pense em atividades, ações ou mensagens que ajudem a sinalizar o que é aceitável e o que não é, o que é valorizado e o que não é, para que toda a equipa fique imbuída do mesmo espírito e alinhada numa cultura comum.

Lembre-se que a cultura corporativa desempenha um papel vital no sucesso de uma organização. Ao investir na construção de uma cultura forte, as empresas podem colher os benefícios de um ambiente de trabalho positivo, de onde os trabalhadores não querem sair.

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